BANNER

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Beth Carvalho será enredo da Acadêmicos do Tatuapé em 2013.


Vice-campeã do grupo de acesso em 2012, a tradicional Acadêmicos do Tatuapé divulga o seu tema de enredo para o próximo desfile.
Com a responsabilidade de abrir a primeira noite do Carnaval de São Paulo, a agremiação que comemora sessenta anos de tradição no samba paulistano aposta em outra homenagem para conquistar um bom resultado.
Depois de levar para a avenida a história da cantora, compositora e deputada estadual por São Paulo Leci Brandão, a azul e branca da zona leste oficializa como enredo para o Carnaval de 2013 o tema "Beth Carvalho, a madrinha do samba."
Com desenvolvimento do carnavalesco Mauro Xuxa, que pelo segundo ano consecutivo assinará o Carnaval da escola, o desfile promete ser uma bela homenagem a uma das divas da musica popular brasileira.
Nascida no bairro da Gamboa, cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, Elizabeth Santos Leal de Carvalho possui uma carreira consagrada com mais de de trinta anos de carreira onde gravou e cantou o que de melhor se produziu de samba no Brasil.
Frequentadora assídua dos pagodes, entre eles os do Cacique de Ramos, Beth Carvalho revelou artistas como o grupo Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Almir Guineto, Sombra, Sombrinha, Arlindo Cruz, Luis Carlos da Vila, Jorge Aragão e muitos outros. Mais do que isso, a cantora trouxe um novo som ao samba, porque introduziu em seus shows e discos instrumentos como o banjo com afinação de cavaquinho, o tan-tan e o repique de mão, que até então eram utilizados exclusivamente nos pagodes do Cacique.

A partir daí, esta sonoridade se proliferou por todo o país e Beth passou a ser chamada de "Madrinha do Pagode". Sambista de maior prestígio e popularidade do país, é aclamada também como "Diva dos Terreiros" e "Rainha do Samba".
Beth Carvalho já fez inúmeras apresentações em cidades ao redor do mundo e sua música já ecoou até fora do nosso planeta. Em 1997, viu sua música "Coisinha do Pai", grande sucesso de seu repertório, ser tocada no espaço sideral, quando a engenheira brasileira da NASA, Jacqueline Lyra, programou a canção para ‘acordar’ o robô em Marte.
Não será a primeira vez que a sambista mangueirense e botafoguense será tema de enredo de escola de samba. Em 1984, Beth foi enredo da Escola de Samba Unidos do Cabuçú, "Beth Carvalho, a enamorada do samba", com o qual a agremiação foi campeã e subiu para o grupo especial. Como o sambódromo carioca foi inaugurado neste mesmo ano, Beth e a Cabuçú foram as primeiras campeãs do Sapucaí.
Dentre todas as homenagens já feitas à grande cantora, Beth considera esta, a maior de todas e declara:
"Não existe no mundo nada mais emocionante do que ser enredo de uma escola de samba. É a maior consagração que um artista pode ter".
Em 1985, ela foi enredo novamente. Dessa vez, da escola de samba Bohêmios de Inhaúma. Em 2010, foi a vez da escola Imperatriz Dona Leopoldina, de Porto Alegre, ter a "Madrinha do Samba" como enredo. A escola gaúcha foi a campeã do Carnaval 2011.
Beth Carvalho tem atualmente 45 anos de carreira e uma discografia de 32 discos e 4 DVDs lançados. A cantora já recebeu seis Prêmios Sharp, 17 Discos de Ouro , nove de Platina, um DVD de Platina, além de centenas de troféus e premiações.
O Carnaval de 2013 marcará a primeira menção honrosa da sambista em um tema de escola de samba no Anhembi. Breve a diretoria da Acadêmicos do Tatuapé divulgará a sinopse oficial com a abordagem completa do enredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Coloque seu Email aqui:

Delivered by FeedBurner

Blogroll

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to Spanish