BANNER

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Viradouro comemora 66 anos neste domingo.


O GRES Unidos do Viradouro completa 66 anos neste domingo, dia 24 de junho, juntamente ao padroeiro da cidade de Niterói e da escola, São João Batista. A comemoração vai começar às, 11h, com uma missa na quadra, que ao longo de todo o dia ficará movimentada, com almoço, roda de samba e apresentação da equipe do carnaval 2013. Fechando a festa, show com os segmentos da agremiação, homenagens e o bolo.
 
A vermelho e branco foi fundada por Nélson dos Santos, conhecido como Jangada, que costumava organizar batucadas em sua casa, na localidade conhecida como Rua do Viradouro. Antes de desfilar no Rio de Janeiro, a escola disputou o carnaval de Niterói por 39 anos (1947 a 1985), sagrando-se campeã em 18 oportunidades.
 
As primeiras aparições na folia carioca foram nos anos de 1964 e 1965, mas foi apenas na década de 80 que a Viradouro ingressou de vez no carnaval do Rio, faturando os grupos de acesso até chegar à elite, em 1991. Seu primeiro título no Sambódromo foi em 1997, com o grande enredo de Joãosinho Trinta, "Trevas! Luz! A explosão do universo".

Outros enredos, no entanto, também entraram para a história do carnaval, como aconteceu em 91, quando fez uma homenagem a Dercy Gonçalves. No ano seguinte, falando sobre os "Ciganos", conquistou os especialistas com o que é considerado até hoje o melhor desfile da Era Sambódromo, segundo a Liesa. Outros carnavais, por exemplo, sobre Anita Garibaldi, Círio de Nazaré e Bibi Ferreira, fizeram a Passarela do Samba "arrepiar", aludindo a mais um enredo que balançou as arquibancadas.
 
Grandes personalidades do carnaval já atravessaram a Ponte Rio-Niterói e fizeram história na agremiação. Nomes de peso como Dominguinhos do Estácio, Joãosinho Trinta, Max Lopes e Paulo Barros pra citar alguns. Entre as musas, destaque para Luma de Oliveira e Juliana Paes, à frente da bateria que já teve como regentes Mestre Jorjão e Mestre Ciça. Gusttavo Clarão, cantor que já ganhou várias disputas de samba na escola enquanto compositor, é o atual presidente.
 
Confira a programação (gratuita) e venha curtir o aniversário da Viradouro conosco:

Dia 24 de junho/ Domingo - Aniversário da Viradouro

11h - Missa (na quadra)
Futebol (horário a definir) - Bateria da Viradouro x Bateria da Império da Tijuca (Campo próximo à quadra)
13h - Almoço (gratuito para segmentos da escola) / Roda de Samba/  Torneio de Sueca (quadra).
17h - Apresentação da equipe para o carnaval de 2013 / VIRASHOW com todos os segmentos da escola: casais, bateria, baianas, crianças, passistas, velha guarda e intérpretes (quadra)
19h -  Bolo e Homenagens (quadra)

A quadra da Unidos do Viradouro fica na Av. do Contorno, nº 16, no Barreto, em Niterói. Mais informações pelo telefone 2624-1804. Grátis. Classificação livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Blogger news

Coloque seu Email aqui:

Delivered by FeedBurner

Blogroll

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to Spanish